quinta-feira, 30 de abril de 2009

3. Como é hoje a cultura mexicana ?

Quem vai ao México sente presente em todos os seus espaços o valor que atribui esse sensível e carinhoso povo à cultura, às suas tradições e à sua história.

As grandes pinturas murais presentes em quase todos os edifícios oficiais das diferentes cidades mexicanas revelam a tradição muralista do país, por uma lado, e também o patrocínio dos governos, por outro. As pinturas murais mexicanas são peças monumentais para grandes massas.
As artes plásticas mexicanas refletem a complexidade e a riqueza da história mexicana, resultantes da mistura de civilizações herdada dos antigos povos indígenas. Revelam também cerâmicas, como aquelas que representam a Árvore da Vida, onde a figura de Deus e do Espírito Santo se unem em flores e frutas com fortes cores indígenas.
A dança mexicana é muito representativa do país, compondo um conjunto de coreografias típicas das várias regiões do país. Ao lado da dança, a música mexicana encontra suas raízes na música folclórica com os mariachis e o jarana.
A história e a cultura mexicanas são cheias de episódios marcantes para toda a cultura dos povos da América Latina, principalmente pelos exemplos de lutas de resistência do povo mexicano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário